Sea Bottom Azores

Passeios de Barco com Fundo de Vidro: Observação do Fundo Marinho na Reserva Natural Protegida do Ilhéu de Vila Franca do Campo

Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos)

Saídas de Barco para Observação de Aves Marinhas

Trilhos Privados: Reserva Natural Protegida da Lagoa do Fogo

Passeios de Carrinha

Alojamento Local

1
2
3
4
2

Tradição Baleeira: Da Caça da Baleia à sua Observação

Coragem e aventura são duas palavras que marcam o povo açoriano e esta atividade. Coragem por enfrentarem o maior animal do mundo, aventura por o fazerem em pequenos botes. Os homens lançavam-se ao mar com os arpões sem saber se saíram vitoriosos desta batalha, deixando as suas famílias carregadas de inquietude em terra.

A história da caça às baleias nos Açores remonta aos finais do século XVIII e começou por influência americana. Navios americanos baleeiros atracavam nos portos açorianos numa tentativa de recrutar tripulação para as suas longas jornadas. Os destemidos jovens açorianos, muitas vezes com apenas 13 e 14 anos, ao embarcarem na caça à baleia com os americanos foram aprendendo tudo o que havia para aprender sobre esta atividade. Foi só mais tarde, em 1864, que puseram tudo isto em prática nas ilhas.

A caça à baleia iniciava-se ainda em terra onde os vigias, com os seus binóculos, atentavam na imensidão azul do mar e procuravam o animal. Ao avistar alguma, o vigia comunicava com os outros homens através de foguetes, sinais de fumo ou agitando um lençol branco. E lá iam os aventureiros açorianos, mesmo sabendo que podiam ser derrotados pelo gigantesco animal. Muitos destes homens eram camponeses e de raízes humildes que na caça da baleia viam uma forma de ganhar o seu sustento.

Eram horas intensas a bordo dos botes até que se conseguisse ‘’prender’’ o animal, após longas perseguições. Lançavam arpões e lancetas, tentando atingir os pulmões baleares. Era assim que o corpo do gigante se enchia de água, flutuando sobre a água e sendo mais facilmente trazido até terra. Quando lá se chegava o trabalho continuava: era hora de desmanchar o corpo do animal que perdeu a luta com o Homem.

O ano de 1987 marcou o fim com a proibição da caça comercial pela Comissão Baleeira Internacional. Na ilha do Pico foi capturado o último cachalote, ilha em que a caça à baleia teve maior expressão. Em 1986 foi encerrada a última fábrica ligada à indústria balear nos Açores.

Hoje em dia a história é muito mais feliz. Andamos atrás das baleias para as observar e não para as caçar. Delas somente esperamos espetáculos marinhos que fiquem gravados na nossa memória para sempre.

A empresa

Em 2016 a nossa família decidiu embarcar numa nova aventura e tornámo-nos proprietários da Sea Bottom Azores.

É do nosso produto exclusivo, o barco com fundo de vidro, que advém o nome da nossa empresa de turismo sustentável. De geração para geração a paixão pelo mar e pelas atividades náuticas foi sendo transmitida. Todos nós, avós, netos e filhos crescemos em sintonia com o mar. Dada a nossa tradição marítima este novo desafio foi por nós acolhido com o maior agrado e dedicação.

Desde o início que diferenciamos a nossa oferta de todas as outras existentes na ilha de São Miguel, pois o nosso barco com fundo de vidro é um produto exclusivo e uma experiência maravilhosa que só poderá ter connosco.

Com o decorrer dos tempos decidimos expandir a nossa atividade em mar e adquirimos o Toranja, um barco adaptado a condições meteorológicas, para lhe dar a oportunidade de conhecer os cetáceos do mar dos Açores. Com a SeaBottom Azores pode não só explorar o mar dos Açores como também as nossas paisagens terrestres.

Do mar seguimos para terra, onde temos para si passeios guiados de carrinha pela nossa exuberante ilha. Podemos conduzi-lo aos pontos mais turísticos, tais como Sete Cidades, Lagoa do Fogo e/ou Furnas, como o podemos levar a recantos mais desconhecidos mas igualmente belos. Caso se queira aventurar mais um pouco e fazer um passeio pedestre nós também o acompanhamos, com o maior gosto, levando-o a conhecer as nossas propriedades privadas.

A equipa Sea Bottom Azores orgulha-se das suas práticas sustentáveis e de tudo fará para lhe proporcionar a melhor experiência possível nos Açores. Esperamos por si!

team

Atividades

A Sea Bottom Azores oferece-lhe atividades tanto em terra como em mar.

Operamos em duas Reservas Naturais Protegidas: a do ilhéu de Vila Franca do Campo e a da Lagoa do Fogo. Desta forma, assumimos uma dupla responsabilidade ambiental.

Oferecemos, ainda, passeios personalizados para grupos de amigos, famílias, luas de mel, etc.

Descubra as maravilhas dos Açores com a Sea Bottom!

Observação de Baleias e Golfinhos

Diferentes espécies de baleias e golfinhos visitam-nos durante todo o ano, convivendo com as que cá habitam. Não se deve, pois, deixar amedrontar pelo tamanho ou pelo facto de serem animais selvagens. Estes podem ser bastante brincalhões e amigos: é o caso dos nossos amigos golfinhos. Simpáticos e divertidos, estes seres são ótimos na interação com o Homem. Ao sentirem a presença humana nos barcos, mesmo que ainda distantes, saltam com todo o corpo fora de água para chamar a atenção. Por outro lado, as baleias mostram apenas uma parte do seu gigante corpo ao saltar. Durante a viagem, e conforme acordado anteriormente com a equipa, há a possibilidade de se praticar natação com golfinhos.

É possível observar cetáceos durante todo o ano no mar dos Açores, devido ao vasto leque de biodiversidade marinha que aqui reside. Os cetáceos residentes são: o golfinho comum, o roaz e o cachalote (frequentemente avistado nas alturas mais quentes). Há, pois, baleias que visitam os Açores aquando das suas rotas migratórias. Na Primavera há a possibilidade de um encontro com a baleia azul, a baleia comum, a baleia sardinheira e a baleia anã. Por vezes avistam-se, também, orcas. No Verão: o cachalote, a baleia piloto, baleia sardinheira, baleia de barba e golfinhos-pintados.

Estar no alto mar sob um azul esplêndido e apreciar o decorrer da vida selvagem marinha é algo imperdível.

Esperemos que esta viagem fique gravada na sua memória e que acione os seus sentidos através de: o mar, as ondas, a brisa, a maresia, os recortes costeiros, os animais e os seus sons. Sintonize-se com a vida selvagem marinha com a Sea Bottom Azores!

*Passeios personalizados para amigos, famílias, luas de mel, entre outras ocasiões*

Passeio de Barco com Fundo de Vidro

Foi deste barco que nasceu o nome da nossa empresa. Este PRODUTO EXCLUSIVO diferencia a nossa oferta de todas as outras do mercado turístico da ilha de São Miguel.

A sua experiência começa na Marina de Vila Franca do Campo, sendo o ponto de encontro o quiosque SeaBottom Azores lá situado. Se precisar de transporte para o local nós também o garantimos. A viagem decorre em redor da reserva natural do ilhéu de Vila Franca do Campo e das belas praias desta localidade, sendo que numa delas paramos para mergulhar na imensidão do azul do mar. (snorkeling)

No início da tour, o nosso biólogo fará um pequeno briefing acerca das regras a adotar durante a viagem, bem como uma explicação do roteiro. Durante a mesma serão partilhadas consigo curiosidades históricas sobre o concelho de Vila Franca do Campo, ao mesmo tempo que se deixa deslumbrar pelos recortes fascinantes da reserva natural do ilhéu. Aí podem ser vistas espécies marinhas únicas e típicas de reserva natural, pelo que todo o nosso cuidado é redobrado. Observaremos e identificaremos, de igual forma, as aves marinhas e crustáceos que completam a paisagem do ilhéu. Além disto, passamos ainda por uma zona com muita História a contar, onde podem ser observados canhões afundados resultantes de Batalhas Navais travadas neste local.

Estando na imensa superfície do mar não imaginamos a beleza que é o fundo do mar. Ou se imaginamos não esperamos a tamanha beleza que realmente é. Imagine-se confortavelmente sentado a contemplar as pedras branqueadas que caraterizam o fundo do mar dos Açores, ao mesmo tempo que é presenteado com um espetáculo da nossa vida marinha. O nosso biólogo tentará sempre identificar a espécie que acabamos de ver, contribuindo para o alargamento do seu conhecimento sobre o nosso mar e espécies.

Desperte os seus sentidos com esta experiência!

*Passeios personalizados para amigos, famílias, luas de mel, entre outras ocasiões*

Snorkeling

Para além de ver os animais acima de água, pode vê-los abaixo de água não só através do nosso fundo de vidro mas indo mesmo para a água.

Damos-lhe a possibilidade de mergulhar nas águas cristalinas dos Açores longe ou perto da costa. Salte para o mar do Atlântico e desfrute de uma sensação única que certamente quererá repetir.

Trilhos Privados: Propriedades Privadas da Empresa na Reserva Natural Protegida da Lagoa do Fogo

Procura aventura? Temos passeios pedestres/ trilhos EXCLUSIVOS, permitindo um maior contato com a natureza selvagem da ilha de São Miguel. Estar em contato com a natureza no seu estado mais puro, e por vezes ainda selvagem, é uma das premissas da viagem aos Açores para qualquer amante da Natureza.

Rota das Nascentes: Trilho selvagem e carregado de aventura para os mais corajosos e amantes de nascentes. Este trilho acompanha as fases de vida de uma nascente, andando lado a lado com esta. Começamos por caminhar em terrenos planos rodeados de uma densa vegetação, também endémica, onde o ar puro e não poluído da Natureza dos Açores rapidamente toma conta de nós. Vamos subindo uma colina, passando por diferentes pequenas ribeiras escondidas entre a vegetação selvagem, onde corre água cristalina.

Lagoa do Fogo: Trilho selvagem, repleto de vegetação endémica, que o levará a uma visão panorâmica, privilegiada e diferente sobre a Lagoa do Fogo. Do ponto mais alto do trilho, para além da lagoa em questão, temos ainda visão panorâmica para outros pontos da ilha, como a Povoação e Vila Franca do Campo. O ilhéu de Vila Franca do Campo, mesmo que longínquo, merece destaque da nossa parte. Afinal, é em redor desta reserva natural protegida que os nossos passeios de barco com fundo de vidro se processam.

Das nossas propriedades privadas temos acesso e visão privilegiada sobre a Praia da Lagoa do Fogo, uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia Selvagem.

O Vulcão do Fogo, parte integrante da Rede Natura 2000, é classificado como zona especial de conservação e rodeado por uma densa e exuberante vegetação endémica. As formações geológicas do mais recente vulcão da ilha e pormenores relativos à sua atividade podem ser o foco do seu passeio, se assim o decidir focar neste tema. Outro possível ênfase dado ao seu passeio pode, ainda, ser a observação de aves.

Além de ser presenteado com uma vista especial, ficará ainda a conhecer muitas espécies vegetais endémicas (azevinho; mirtilho; urza; uva da serra louro, cedro do mato, entre outras).

*Passeios personalizados para amigos, famílias, luas de mel, entre outras ocasiões*

Saídas de Barco para Observação de Aves Marinhas

Observar aves marinhas é ver o melhor dos dois mundos: o mundo marinho e o mundo dos que voam. Estas aves voam e sobrevoam sem medo de pousar em mar, onde se misturam com outros animais que também terá o gosto de avistar. Estas aves são bastante peculiares e bastante destemidas. São bravas como as ondas do mar, pois pousam entre os gigantes do oceano, harmoniosamente. Uma atividade multisensorial e muito especial.

Aves Marinhas nos Açores: Os Açores constituem uma importante zona de transição entre os trópicos e a região temperada, funcionando como zona de nidificação e local de descanso para muitas espécies de aves ameaçadas. Estas ilhas, localizadas no meio do Atlântico, albergam uma avifauna única no mundo, com populações muito importantes de aves marinhas, especialmente as que se reproduzem na região.

No arquipélago açoriano, para além das dezenas de espécies consideradas marinhas que não nidificam na região mas que aqui ocorrem com mais ou menos frequência, podem-se observar regularmente 8 espécies nidificantes, que merecem destaque pela importância que o arquipélago tem para as suas populações, e por algumas destas espécies terem nos Açores as suas maiores colónias de reprodução, como é o caso do Garajau-rosado (Sterna dougallii dougallii) que nidifica em colónias mistas com o Garajau-comum (Sterna hirundo) e cuja população dos Açores representa cerca de 60% da população europeia. Já o Cagarro (Colonectris diomedea borealis), que nidifica em todas as ilhas do arquipélago, tem aqui presente a sua maior população mundial da subespécie borealis.

Pode-se ainda observar o Frulho, ave esta de voo essencialmente batido, sendo poucas as fases de deslizamento perto da superfície do mar. O Alma-Negra, que nidifica nos Açores, é considerada uma espécie ''rara'' na Europa, apesar de não correr perigo de extinção. É conhecido pelas suas asas de cerca de 70 cm e pela sua cor escura. Temos ainda o Estapagnado, cuja confirmação de nidificação nos Açores só ocorreu em 1997. É uma ave distanciada da interação humana, pois os seus ninhos encontram-se nas falésias quase inacessíveis, tornando-se numa espécie idílica para se observar de barco.

O Painho-da-Madeira, por sua vez, apenas pode ser encontrando em pequenos ilhéus desabitados situados em Santa Maria e na Graciosa. O Painho-Monteiro era, também, muito abundante no arquipélago dos Açores, até terem sido intensamente explorados para a alimentação e extração de óleo. Assim sendo, apenas pode ser encontrado na ilha Graciosa, em zonas distantes da costa como o Ilhéu de Baixo e da Praia. Quanto às Gaivotas, a colónia da Lagoa do Fogo na ilha de São Miguel é a única que se situa no interior de uma ilha, estando todas as outras localizadas em falésias, zonas costeiras ou ilhéus. As maiores colónias localizam-se na Lagoa do Fogo e nos ilhéus do Topo e das Cabras. Estudos recentes indicam que as Gaivotas estão a estender a sua distribuição nos Açores e nos últimos anos a espécie foi também observada a nidificar nos ilhéus da Vila (Santa Maria), Contendas (Terceira) e Vila Franca do Campo (São Miguel), onde operamos.

O Alma-Negra, o Estapagnado, o Frulho e o Cagarro estão listados como espécies de fauna protegida que ocorrem no estado selvagem no território terrestre e marinho da Região Autónoma dos Açores.

*Passeios personalizados para amigos, famílias, luas de mel, entre outras ocasiões*

Passeios Guiados de Carrinha

Oferecemos passeios guiados de carrinha pelas paisagens exuberantes de São Miguel. Vem visitar a ilha de São Miguel e quer conhecer os seus recantos sem preocupações? A SeaBottom Azores dá resposta à sua procura.

Com os nossos passeios guiados de carrinha simplesmente tem de apreciar as paisagens inesquecíveis da maior ilha dos Açores. O nosso guia terá o gosto de partilhar consigo curiosidades, factos históricos e até ditados populares sobre os locais pelos quais vão passando. Fará questão de parar em diversos miradouros/pontos turísticos, dando-lhe a possibilidade de estar em contato com a fauna e flora micaelense. Com cerca de 744,6 km² de área, a nossa ilha tem muito para descobrir.

Os nossos passeios duram uma manhã ou uma tarde, havendo sempre a possibilidade de criar um passeio personalizado à sua medida. Os nossos principais destinos turísticos são: as Sete Cidades, a Lagoa do Fogo e as Furnas. Podemos visitar outros locais que não os mencionados, conforme o seu desejo.

*Passeios personalizados para amigos, famílias, luas de mel, entre outras ocasiões*

Alojamento Local

Longe da confusão citadina temos para si uma ampla moradia em Vila Franca do Campo. Sinta-se convidado a acordar com uma visão privilegiada sobre a Reserva Natural Protegida do ilhéu de Vila Franca do Campo e aprecie o esplendor da natureza açoriana.

Porque nós?

Snorkeling

Apenas com a SeaBottom Azores terá a oportunidade de conhecer o maravilhoso fundo do mar dos Açores enquanto está confortavelmente sentado. Poderá praticar snorkeling (mergulho raso), que as crianças adoram, sem qualquer custo adicional. O nosso barco com fundo de vidro possui ainda WC a bordo.

Qualidade

A nossa equipa de profissionais trabalha sempre com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e proporcionar as melhores experiências durante a sua estadia nos Açores.

Acessibilidades

Temos embarcações adaptadas para todo o tipo de pessoas, considerando condicionantes como as acessibilidades. Desta forma, ninguém será privado de uma grande experiência no mar dos Açores, seja para observação do nosso espantoso fundo marítimo ou observação de baleias e golfinhos. Relembramos que o nosso barco com fundo de vidro é adaptado para crianças de todas as idades, bem como para pessoas com dificuldades locomotoras;

Equipa Qualificada

Os nossos passeios marítimos são guiados por qualificados biólogos marinhos Estes profissionais têm profundos conhecimentos sobre a flora local, fauna e recortes costeiros. O mesmo se aplica aos nossos passeios terrestres guiados.

Guia Ilustrado

Os nossos biólogos e guias da natureza desenvolveram guias ilustrados e detalhados sobre as espécies dos Açores. Um produto que torna cada atividade/passeio ainda mais fascinante e educativa.

Preços Especiais

Damos especial atenção às suas necessidades e desejos, pelo que criámos pacotes personalizados à sua medida, oferecendo-lhe preços especiais.

Natação com Golfinhos

Em determinadas alturas do ano damos ainda a possibilidade de nadar com os golfinhos sem custos adicionais, estando esta incluída no preço do bilhete a pagar para a observação de cetáceos. Para conseguir apanhar esta promoção especial o nosso conselho é que fique atento às nossas redes sociais.

Aconselhamos

  • Roupa confortável
  • Casaco impermeável
  • Casaco mais quente (para o ar fresco no mar alto)
  • Lanche
  • Protetor solar
  • Comprimido para o enjoo, caso necessite

Segurança

Importamo-nos com a segurança não só das criaturas marinhas como dos nossos passageiros e portanto reservamos o direito de cancelar qualquer viagem devido às condições metereológicas e do mar se acharmos que poderão pôr em risco a segurança dos tripulantes e tripulação. Caso a sua reserva seja cancelada, poderá escolher outra data.

RESERVE JÁ!!

Podes reservar já aqui as tuas viagens.

Preenche o formulário e clica reservar. Fácil, simples, feito.

Informações Pessoais
Informações de Reserva

Contacta-nos

Alguma dúvida, estamos disponíveis

  • +351 296 206 666
  • +351 911 113 611
  • +351 911 111 731
  • +351 966 632 644
  • Morada: Avenida Infante D. Henrique, Marina Poente das Portas do Mar, Quiosque nº5 9500-770, Ponta Delgada
  • Morada: Marina de Vila Franca do Campo 9680-909 Vila Franca do Campo