Sobre os Açores

Os Açores, descobertos por portugueses no século XV, localizam-se no ponto mais ocidental da Europa e trata-se de um arquipélago criado pela atividade vulcânica, que originou montanhas e zonas rochosas com uma vegetação admirável e única. Das encostas majestosas nasceram fundas lagoas e largas nascentes.

Situa-se no meio do oceano Atlântico e é composto por 9 lindas ilhas, cada uma com a sua beleza natural, tanto em terra como no mar, o que permite a visualização de espécies naturais dos Açores. As cores predominantes são o verde dos montes, o azul do céu e do mar e o preto das rochas e areia.

Os habitantes destas ilhas são conhecidos pela sua forma simples de viver e pelo amor que têm ao paraíso onde vivem e por esse motivo são muito dóceis ao receberem os visitantes que cá chegam.

1
2
3
4

Tradição Baleeira

Os Açores tinham no século XVIII uma tradição baleeira que consistia na caça à baleia. Entre o continente americano e europeu as baleias faziam o seu percurso onde eram capturadas por americanos que viam neste animal uma fonte de riqueza e por açorianos que se juntavam a eles de modo a arrecadar mais algum dinheiro, uma vez que passavam muitas necessidades econónimas na altura. Com o expandir da tradição, a indústria baleeira tornou-se um dos maiores setores da economia nos Açores.

Caçar baleias hoje em dia pode parecer fácil, mas há 3 séculos atrás não era. Era necessário saber como utilizar alguns mecanismos e estratégias e por isso aqueles que tinham conhecimento sobre essa arte transmitiam-no aos seus familiares. Assim se foi alargando a tradição de ilha em ilha.

Em vez de procurarem as baleias diretamente no mar, faziam-no em terra através de vigias com binóculos de longo alcance em locais altos de onde eram capazes de avistar o mar mesmo bastante longe da costa.

Apesar dos poucos recursos, os homens conseguiam em pequenos barcos, à vela de madeira, alcançar as baleias em alto mar e capturá-las.

Depois de muitos anos a caçar este cetáceo, o esperado aconteceu: algumas espécies começaram a extinguir-se. O declínio do número deste grande animal nos mares tornou-se uma preocupação mundial o que levou à proibição da caça à baleia no nosso país apesar de ainda ocorrer essa prática noutras regiões do planeta.

Procedeu-se à reutilização dos meios usados antes nessa indústria: as vigias para detetar baleias e ir caçá-las tornaram-se em vigias para localizá-las e posteriormente serem observadas em passeios turísticos por empresas licenciadas para tal, e os botes baleeiros são hoje utilizados como barcos desportivos. Portanto, o que se fez foi tornar a indústria da caça à baleia na serena observação de cetáceos.

Conheça a Equipa

A nossa empresa chama-se SeaBottom devido ao facto do nosso barco ser especial: tem um fundo de vidro que possibilita a observação do fundo do mar.

A empresa existe deste 2008, mas em maio de 2016 adquiriu uma nova gerência. Agora é propriedade de uma família – um casal açoriano com dois filhos ligados ao mar desde muito novos.

O atual dono da empresa, e também skipper com curso de patrão local, tem uma grande paixão pelo mar e durante a viagem faz tudo para que os passageiros se divirtam e desfrutem. Adora os animais e como eles se comportam, sendo sempre muito cuidadoso quando os avistamos.

Com espírito aventureiro decidimos embarcar neste sonho de proporcionar às pessoas a experiência de ver as espécies no seu habitat natural, tanto acima como abaixo da superfície do mar. Consideramos que esta pérola do Atlântico, que é o nosso arquipélago, deve ser partilhada com todos os que o assim desejarem e que estejam dispostos a preservá-la.

Como pequena companhia que somos temos apenas um barco com capacidade para 20 pessoas, o que possibilita assim um atendimento mais personalizado entre clientes e funcionários desde a marcação ao decorrer da viagem. A nossa equipa no mar é composta por um skipper e um biólogo marinho que estão disponíveis para acompanhar as pessoas, auxiliá-las e responder a todas as dúvidas.

Prezamos o respeito tanto pelos clientes, como pelos colegas de trabalho, bem como por todas as espécies marinhas avistadas. O vosso conforto e segurança fazem parte das nossas prioridades. O que nós ambicionamos é que acabem a viagem satisfeitos e que fiquem com recordações para toda a vida.

Se está interessado em conhecer os seres que vivem no mar venha connosco!

team

Atividades

Ver cetáceos é só uma parte da diversão, há muitas criaturas ainda por ver pelo fundo do nosso barco e paisagens por admirar.

Para que todos tenham uma viagem agradável, o nosso biólogo começa por fazer um briefing com explicações essenciais para o bom funcionamento do passeio. Serão informados das principais regras de segurança e de como se procederá a viagem.

À medida que vamos vendo as espécies o nosso biólogo explicará de que criatura se trata, o que come, quando acasala, se é raro ou não avistá-la, entre outras curiosidades.

Ficamos a uma distância segura para os animais, que seja possível uma boa observação e captação de fotografias.

Observação de Baleias e Golfinhos

Os golfinhos são selvagens, mas não é por isso que deixam de ser brincalhões. Dotados de grande inteligência e boa disposição são ótimos a interagir com o Homem e por isso quando sentem um barco ainda distante evidenciam-se através dos seus saltos fora de água. Já as baleias quando saltam mostram só uma parte do seu gigante corpo. Animais tão bonitos e livres que poderá observar bem de perto.

Existem muitas espécies de cetáceos que são avistados em diferentes períodos nos Açores: uns vivem cá, outros apenas estão de passagem.

Os cetáceos residentes mais vistos durante todo o ano são o cachalote, o golfinho comum e o roaz. No entanto, o cachalote é frequentemente avistado nas alturas mais quentes, bem como o golfinho pintado e a baleia piloto.

Especialmente na primavera avista-se a baleia azul, a baleia comum, a baleia sardinheira e a baleia anã. Por vezes veem-se orcas.

Contudo, a passagem das diferentes espécies pelo nossos mares ao longo do ano dependem da quantidade e qualidade de alimento, das rotas migratórias, dos ventos e correntes, entre outros aspetos.

Veja o Fundo do Mar

O nosso barco, diferente do habitual, permite que todos possamos ver o fundo do mar. É certo que o que está acima de água é lindo, mas o que está por baixo é fantástico. Podemos visualizar diferentes criaturas, que sem o fundo deste barco não seria possível. Prepare-se para conhecer os diferentes tons de azul do mar, os peixes que vivem debaixo de nós, as algas agarradas a rochas centenárias. Descubra os segredos que estão escondidos no fundo do mar açoriano.

Dê um Mergulho

Para além de ver os animais acima de água, pode vê-los abaixo de água não só através do nosso fundo de vidro mas indo mesmo para a água.

Damos-lhe a possibilidade de mergulhar nas águas cristalinas dos Açores longe ou perto da costa. Salte para o mar do Atlântico e desfrute de uma sensação única que certamente quererá repetir.

Escolha a nossa Empresa

1º Motivo

Destacamo-nos com o nosso barco confortável pronto para receber adultos, crianças, bebés, idosos, grávidas e pessoas com deficiência mental ou motora

5º Motivo

Apresentamos, conforme a sua preferência, a possibilidade de ir num local interior (abrigado e seco) ou exterior para experienciar até os salpicos do mar. Temos bancos para todos os passageiros e é possível andar no barco livremente

9º Motivo

Mantemo-nos ligados aos nossos clientes através da nossa página no facebook e site, por isso se foi/irá numa das nossas viagens preste atenção às nossas redes sociais pois pode aparecer lá

2º Motivo

Apostamos num atendimento de qualidade personalizado e mais próximo do cliente, esteja sozinho, em família ou com amigos

6º Motivo

Procuramos sempre melhorar o serviço que oferecemos ao cliente

10º Motivo

Levamos connosco na viagem guias com imagens das diferentes espécies possíveis de serem avistadas para posteriormente explicarmos as suas caraterísticas corporais através das ilustrações, isto é, o passeio tem para além da função lúdica a pedagógica

3º Motivo

Gostamos de partilhar com quem não conhece o nosso mar o porquê de sermos apaixonados por ele

7º Motivo

Desejamos que o passeio seja tão agradável para o passageiro como gostaríamos que fosse para nós próprios

11º Motivo

Damos a oportunidade de fazer snorkeling com as nossas máscaras de mergulho

4º Motivo

Lutamos por um turismo sutentável e responsável para com o mar em si e com as espécies de modo a que não sejam perturbadas, a fim de que seja possível as gerações futuras poderem desfrutar da beleza dos Açores tal como nós. Incentivamos assim os nossos clientes a praticar um turismo ecológico com reduzido impacto ambiental

8º Motivo

Dispomos de uma equipa qualificada com conhecimento sobre a fauna e flora local, bem como da costa da ilha (biólogos marinhos, skippers e vigias)

12º Motivo

Usufruimos de wc a bordo

Aconselhamos

  • Roupa confortável
  • Casaco impermeável
  • Casaco mais quente (para o ar fresco no mar alto)
  • Lanche
  • Protetor solar
  • Comprimido para o enjoo, caso necessite

Segurança

Importamo-nos com a segurança não só das criaturas marinhas como dos nossos passageiros e portanto reservamos o direito de cancelar qualquer viagem devido às condições metereológicas e do mar se acharmos que poderão pôr em risco a segurança dos tripulantes e tripulação. Caso a sua reserva seja cancelada, poderá escolher outra data.

RESERVE JÁ!!

Podes reservar já aqui as tuas viagens.

Preenche o formulário e clica reservar. Fácil, simples, feito.

Informações Pessoais
Informações de Reserva

Contacta-nos

Alguma dúvida, estamos disponíveis

  • +351 918 345 045
  • +351 918 357 492
  • Morada: Avenida Infante D. Henrique, Marina 9500-465, Ponta Delgada